1. Selecione perfis que se complementam:
Escolher apenas vendedores gabaritados pode transformar a sua força de vendas em uma mera disputa de méritos, fazendo com que o negócio vire uma verdadeira disputa de quem é melhor, fazendo com que os resultados fiquem de lado. Busque perfis que se complementam. É muito melhor para a gestão de equipe de vendas contratar vendedores medianos com senso de trabalho em equipe do que um vendedor excelente e individualista.
2. Organize os vendedores pelo processo de vendas:
Aproveite as habilidades de cada profissional para criar um processo de vendas. Selecione e contrate vendedores para atuarem especificamente em apenas uma etapa da venda. Tenha um bom prospector apenas para a prospecção, o melhor negociador trabalhe apenas na negociação e assim por diante. Além de organizar a equipe de vendas isso certamente aumentará os resultados da empresa.
3. Organizar uma equipe de vendas por segmento:
Vendedor para consumidor final, é diferente de vender para empresas. A abordagem, o acompanhamento e o relacionamento acabam sendo diferentes. Em razão disso, não use uma equipe de vendas para fazer tudo.
4. Organize o processo de vendas:
Todos os passos durante a venda precisam de um roteiro. Seja na ligação, na visita, na negociação e no fechamento. A melhor maneira de gerenciar vendedores é garantir que todas as etapas da venda como padrão, independente do vendedor que estiver atendendo ao cliente.
5. Deixe tudo planejado com antecedência:
Além de toda a sua rotina, também planeje os imprevistos possíveis do dia. Isso não quer dizer que a equipe de vendas precisa prever os imprevistos, mas que é necessário deixar um tempo reservado para futuros imprevistos. Quando o planejamento funciona, a gestão de equipe de vendas é muito mais fácil e a equipe terá tempo suficiente para realizar todas as suas obrigações sem deixar passar batido.
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