Se você está usando as redes sociais para produzir um bom conteúdo e incentivar a sua audiência a se envolver com o seu negócio, ótimo! Porém, você precisa complementar esse esforço com um site, para solidificar relacionamentos e gerar vendas.
Juntos, as redes sociais e um site criam uma presença poderosa na Internet. As redes sociais atraem o seu público-alvo e um site profissional oferece espaço para demonstrar o que sua marca tem a oferecer, aprofundar o engajamento e alcançar seus objetivos de marketing.
As publicações que você faz nas redes sociais expõem o seu conteúdo às pessoas que você deseja alcançar. Quando alguém clica em alguma publicação que leva para o seu site, essa pessoa pode realizar uma ação – que pode ir desde aprender mais sobre a sua empresa, algum serviço ou produto, e até se inscrever na sua lista de e-mails – que a envolva e gere um relacionamento duradouro.
Aqui estão seis maneiras de usar um site para desenvolver o seu negócio:
As empresas com seus próprios sites parecem automaticamente mais profissionais e confiáveis. Considere a sua própria experiência. Se você nunca ouviu falar de uma empresa antes, ver que ela tem um site próprio imediatamente a faz parecer mais confiável, porque investiu na criação de uma presença única na Internet, além de apenas uma página do Facebook ou perfil do Instagram.
Enquanto as redes sociais permitem que você publique informações rapidamente, um site oferece um local mais amplo para comunicar porque a sua empresa é a melhor escolha em um mercado lotado. Essa diferenciação impulsiona o engajamento e a conversão. Em um ambiente cuidadosamente elaborado, seu site pode detalhar suas ofertas exclusivas, preços completos e opções de serviço, bem como sua equipe e comentários de clientes satisfeitos.
As redes sociais melhoram as classificações de pesquisa, pois incentivam o compartilhamento. Os motores de busca, por sua vez, classificam favoravelmente os sites que possuem links em plataformas como Facebook e Instagram. Um site dedicado à sua organização também oferece aos mecanismos de pesquisa um local para enviar visitantes. As palavras-chave, descrições e links corretos em seu site podem levar um usuário de redes sociais interessado e transformá-lo em um membro do público engajado.
As redes sociais podem contar uma história convincente de porque as pessoas devem prestar atenção à sua marca e clicar no seu site. Um formulário pop-up em seu site que incentiva alguém a se inscrever para obter mais informações ou uma promoção pode transformar essa pessoa em um assinante. Pop-ups são fáceis de adicionar ao seu site e, com o tempo, criam uma lista valiosa de pessoas interessadas em ouvir você. Os visitantes do seu site também são um público potencial para muitos tipos de campanhas para diferentes segmentos de público, incluindo boletins informativos por e-mail com conteúdo educacional e campanhas promocionais sobre novas ofertas.
Embora o engajamento nas redes sociais certamente forneça uma grande visão sobre os hábitos e preferências do seu público, a análise dos acessos do site expande a coleta de dados de maneiras importantes. Por meio de ferramentas como o Google Analytics, você pode rastrear quais páginas os visitantes acessam e criar um marketing direcionado, com base no comportamentos dos seus visitantes.
As redes sociais oferecem canais para compartilhar sua experiência e chamar a atenção. Quando alguém entra em seu site a partir dos seus perfis e encontra um conteúdo especializado, mais profundo, como artigos e vídeos, isso aumenta a sua autoridade. O conteúdo especializado em seu site comunica que você entende as prioridades do seu público, envolve as pessoas no longo prazo e gera conversões.
Você não precisa ser programador para construir o seu site. Construir um site não requer conhecimento de codificação ou enorme investimento financeiro. Quando você cria um site com a Impactamídia, você pode capturar o potencial do seu conteúdo das redes sociais e dar vida à sua marca.
À medida que você constrói seu site, pense nas várias maneiras pelas quais seu público se envolve com você, desde as primeiras perguntas que eles fazem até a última etapa, após a conversão. Use isso para determinar os recursos e o conteúdo mais importantes para o seu site. Antes que você perceba, você terá um eixo para o seu marketing que oferece suporte ao que você já faz agora e ajuda a continuar avançando em direção às suas metas de marketing.
Samuel Kirschner é sócio-administrador da Impactamídia. Apaixonado por Internet, cultura e café