Como surgiram os primeiros sites?

Como surgiram os primeiros sites?
14 de dezembro | Outros | Impactamídia |

Os sites, atualmente, apresentam grande evolução de design e também de programação, permitindo que se assistam vídeos e observem imagens. Entretanto e por motivos óbvios, antigamente era tudo bem diferente. Era só um amontoado de textos, sem imagens ou qualquer preocupação com o desenho e o melhor entendimento de quem acessava o conteúdo.

Se você não tem ideia como surgiram os primeiros sites e como começou tudo na internet, até atingir o patamar que estamos atualmente, leia o texto abaixo!

– Como surgiu o primeiro site no mundo?

A criação da internet, conforme ela é hoje, deve-se muito a um cientista britânico denominado Tim Bernes-Lee. A página foi batizada como The Project e disponibiliza as informações necessárias para criação de uma página, referências e os contatos do pessoal envolvido no projeto.

Inclusive, o site está ativo até hoje e você pode visitá-lo nesse endereço: info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

– O surgimento da internet

Em 1969, nos Estados Unidos, surgiu a Arpanet, sigla que significa Advanced Research Project Agency Network, ligada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Ou seja, a princípio, a internet era uma rede de comunicação entre departamentos. Assim, a internet surgiu como “interconnected network”, restrita primeiro a áreas acadêmicas e depois para áreas militares, mas ainda distante dos civis. Só em 1987 que isso foi liberado aos civis.

Enquanto isso, começaram a surgir empresas que forneciam o acesso. E em 1992, surgia a World Wide Web (www).

World Wide Web é um sistema que permite utilizar hipermídia para ser executado na internet. Ela surgiu ainda na época da Guerra Fria, para que os comandos militares pudessem ter informações trocadas, sem risco.

– O desenvolvimento da internet como ela é hoje

No Brasil, o primeiro site surgiu em 1991 e o primeiro site brasileiro também foi ligado à pesquisa. Foi a Rede Nacional de Pesquisa, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo era o desenvolvimento científico.

Entretanto, apenas em 1995 que foi possível a exploração comercial da internet. Isso foi resultado de uma ação conjunta do Ministério das Telecomunicações com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Após a criação dos primeiros sites no mundo, a internet foi galgando andares e os hiperlinks e mídias começaram a fazer parte dos sites.

Essa é a história do surgimento dos primeiros sites. Você ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!

Compartilhe este artigo em suas redes: