Comunicação assíncrona é toda comunicação que não ocorre em tempo real. O interlocutor pode ler ou ouvir a mensagem na hora que desejar. A comunicação assíncrona acaba sendo mais conveniente para quem recebe a mensagem, mas também se faz necessário seguir algumas práticas para que ela não se torne algo ruim.
Nas empresas, a comunicação assíncrona pode trazer diversos benefícios para o dia a dia, pois ela faz com que os colaboradores não precisem se preocupar em responder imediatamente, tendo, assim mais tempo para refletir sobre as questões. Porém, não se pode abusar do tempo. Algumas demandas não podem demorar dias até que sejam solucionadas.
É importante ter clareza e ser objetiva na hora de fazer uso da comunicação assíncrona. Isso porque, se o receptor não entender o que o emissor quis dizer, pode ser difícil tirar a dúvida na mesma hora, deixando uma brecha para que a tarefa seja feita de maneira errada ou atrasada.
Na comunicação assíncrona é preciso se organizar com o planejamento, garantindo que toda a equipe esteja alinhada. E isso é incumbência dos líderes, que devem direcionar o que deve ser tratado de forma síncrona ou assíncrona, além de organizar e delegar atividades. No caso de tarefas que demandem mais análise, o melhor é a comunicação assíncrona.
Você gostou do post? Então fique ligado que trataremos mais sobre o assunto num próximo post!