Dicas para fidelizar clientes

Dicas para fidelizar clientes
16 de novembro | Outros | Impactamídia |

 

  1. Capriche no atendimento

 

Não tem como fidelizar clientes sem fazer o básico, que é oferecer um atendimento de qualidade. Depois de fechado o negócio, o pós-venda fará toda a diferença. Aliás, muitos clientes estão acostumados com um atendimento ruim, e se sentem abandonados pela empresa depois da compra.  

 

  1. Faça ações promocionais

 

Ações promocionais, como programas de fidelidade e descontos, também são boas opções para fidelizar clientes. Conheça algumas possibilidades: 

  • Crie marcos de sucesso: essa tática incentiva os usuários a  continuarem a jornada com a sua empresa. Dar incentivos, como descontos ou um mês gratuito de serviço após certo período, pode ser importante para retê-los. 
  • Ofereça descontos em datas comemorativas: quem não gosta de ser lembrado quando faz aniversário? Se os parabéns vêm com um desconto especial, a alegria é ainda maior! Envie um e-mail comemorativo ao seu cliente aniversariante e o presenteie com descontos exclusivos. 
  • Faça promoções-relâmpago: a ideia da promoção-relâmpago é oferecer um produto com uma condição especial por um tempo determinado, nesse caso especificamente para clientes. É interessante limitar o tempo de validade da promoção ou a quantidade de compras possíveis, gerando assim um pouco mais de urgência. 

 

  1. Reconheça os clientes

 

Uma forma completamente gratuita de premiar e reconhecer os clientes fiéis é mostrar um deles em particular na sua página do Facebook ou site, selecionando um cliente do mês, por exemplo. Você também pode entrevistá-lo e publicar essa conversa, ou um trecho dela, na sua página. 

Outra maneira de reconhecer seus clientes é simplesmente agradecendo. Assim como você, os consumidores gostam de se sentir valorizados. Mostre como você aprecia a presença deles agradecendo-os por utilizarem o seu produto ou serviço.

 

  1. Use o conteúdo para fidelizar clientes

Ao produzir conteúdo próprio, sua empresa cria um ativo de marketing que vai perpetuar por anos em sua estratégia, em vez de apenas alugar espaços com a compra de anúncios. Educar seus consumidores e estar próximo deles para solucionar suas dúvidas tanto em relação ao uso de seus produtos ou serviços é uma ótima forma de fidelizar clientes e promover upsell e cross-sell. 

Outro benefício do conteúdo para clientes é a economia de tempo dos seus vendedores, consultores e suporte. Tendo conteúdo de qualidade disponível para consulta, seu cliente poderá acionar seus colaboradores menos vezes e cada vez mais resolver suas dúvidas por conta própria. 

 

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