Landing Pages: um guia para gerar páginas que convertem - Blog da Impactamídia - Explorando o Universo de Design, Internet, Comunicação e Tecnologia

Landing Pages: um guia para gerar páginas que convertem

Landing Pages: um guia para gerar páginas que convertem
15 de dezembro | Ads, Analytics, E-mails, Facebook, Google, Internet, Marketing digital, Prospectos, Vendas | Impactamídia |

Podendo ser traduzida como “página de aterrissagem”, ela o primeiro espaço que um visitante acessa ao entrar em um site. Naturalmente, pode ser a categoria de um blog, de produtos em um e-commerce ou um artigo, mas a expressão costuma ser utilizada no contexto das mídias patrocinadas.

O objetivo de uma Landing Page

Em comparação com a página inicial do site, a Landing Page é objetiva e criada estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva.

Independentemente do tipo, o único objetivo das landing pages é gerar conversões, e é por isso que se diferenciam das outras páginas de um site.

Os benefícios de criar uma Landing Page

Uma das grandes vantagens de uma landing page não é apenas a geração de leads, mas o chamado leading score. Trata-se da classificação dos leads de acordo com o seu interesse e possibilidades de fechar um negócio.

Esse processo consiste em atribuir um determinada pontuação a cada um dos leads, de acordo com a sua interação com a marca.

Os tipos de Landing Page

Página de captura: o primeiro modelo é a chamada página de captura, um tipo simples de landing page criado para capturar dados de contato de um lead. Pode ser e-mail, nome e telefone, permitindo a criação de uma lista de leads.

Página de confirmação pendente: quando nos cadastramos em um novo serviço ou em qualquer plataforma online, é comum ser direcionado a uma página que nos pede para acessar a caixa de entrada de nosso e-mail para realizar a confirmação e conclusão do cadastro. A função da página de confirmação é a orientação do usuário acerca de quais passos ele deve realizar para concluir o processo de cadastro.

Página de vendas: o objetivo da página de vendas é apresentar um determinado serviço ou produto em um modelo de oferta. Para ter eficiência, ela deve convencer o cliente de todos os benefícios existentes na oferta apresentada, deixando claro como ela poderá sanar os problemas do cliente.

Uma seção de perguntas frequentes e depoimentos de consumidores são uma boa tática de convencimento.

Página de obrigado: o último tipo de landing page é a página de obrigado, que serve para finalizar uma conversão. Ela pode ser aplicada não apenas em uma compra, mas também ao baixar um material, realizar uma inscrição ou preencher um formulário.

O objetivo dela é gerar empatia, conquistando a confiança do usuário por meio do estreitamento da relação.

Call to Action

As calls to action (CTA’s), ou “chamadas para ação”, são fundamentais para o sucesso da sua landing page e, como consequência, do seu negócio. É por meio desse recurso — que pode ser um botão de cadastro ou de download de um e-book — que você indica ao usuário como converter.

Em resumo, as Landing Pages são extremamente essencial para executar bem uma venda online. Você ainda ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!

Compartilhe este artigo em suas redes: