O ERRO 404 PREJUDICA O SEO E OS RANKINGS?

O ERRO 404 PREJUDICA O SEO E OS RANKINGS?
2 de março | Ads, Clientes, Google, HTTPS, Instagram, Marketing, Negócios, Prospectos, SEO | Impactamídia |

O código de status 404 é provavelmente o erro HTTP mais comum que as pessoas encontram ao navegar na web. Normalmente, as pessoas não prestam muita atenção a eles. Como usuário, você vai ficar no máximo frustrado e clicar no botão voltar ou fechar a guia.

O erro 404 é um código de status HTTP padrão. Quando você tenta acessar um URL ou servidor, o servidor retorna um código de status para indicar como foi a operação. Para verificar o código de resposta de uma página, você pode clicar com o botão direito em qualquer lugar da página em seus navegadores, clicar em Inspecionar e ir para a seção Rede. Se você não puder ver os códigos de status, pressione a tecla F5 ou atualize a página enquanto o inspetor ainda está aberto.

E esse erro prejudica o SEO e os rankings?

Há muitos especialistas por aí afirmando que os erros 404 arruinarão suas classificações e que você deve corrigi-los o mais rápido possível. Mas, a verdade é que 404s são uma parte normal da web e são realmente úteis.

Pense nisso. Se um lugar específico não existisse, você não preferiria conhecê-lo a ser constantemente direcionado para outros lugares aleatórios? É o mesmo na web. Embora seja uma boa ideia redirecionar uma página antiga que foi excluída para uma página nova e relevante, não é uma boa ideia redirecionar cada 404 para sua página inicial, por exemplo.

Em teoria, os erros 404 têm impacto nas classificações. Mas não as classificações de um site inteiro. Se uma página retornar um código de erro 404, significa que ele não existe, portanto, o Google e outros mecanismos de pesquisa não a indexarão. Muito simples, certo?

Páginas de erro 404 realmente não prejudicam o seu SEO, mas definitivamente há muitas coisas que você pode perder se não as corrigir. Se você tiver backlinks apontando para páginas em seu site que retornam um 404, tente consertar esses backlinks e 301 redirecionar seus URLs quebrados para o local relevante. Se você tiver links em seu site que apontam para páginas quebradas, certifique-se de corrigi-los o mais rápido possível.

Você gostou do post? Compartilhe com os seus amigos!

Compartilhe este artigo em suas redes: