Os tipos de empresa para abrir no Brasil

Os tipos de empresa para abrir no Brasil
6 de abril | Ads, Avisos, Clientes, HTTPS, Instagram, Layout, Leads, Marketing digital, Negócios, SEO | Impactamídia |

Os tipos societários das empresas definem se você empreenderá sozinho ou se terá sócios. Em razão disso, é crucial decidir qual deles se aplica a você de modo a ser o mais vantajoso possível para seu negócio.

1. MEI

O MEI é o tipo de empresa ideal para quem trabalha por conta e necessita de CNPJ para emitir notas fiscais por um produto oferecido. Tendo em vista a facilidade, o MEI é a melhor forma de abrir rapidamente uma empresa, sem burocracias e maiores dores de cabeça. Em contrapartida, há também muitas limitações, como o fato de não poder empregar um funcionário além de você e não poder ter uma renda bruta anual maior que R$81 mil. Entretanto, se enquadrando nesses requisitos, o MEI acaba sendo uma excelente opção.

2. EIRELI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, é uma modalidade relativamente nova no Brasil; significa que é que tem a forma de sociedade, mas sem haver necessidade de sócios, podendo um único empreendedor ser o responsável pelo negócio e tomar todas as decisões em qualquer aspecto. Porém, para abrir uma EIRELI é necessário investir um capital social relativamente alto, equivalente 100 salários mínimos vigentes.

3. Sociedade Empresária Limitada

Sendo o tipo mais comum, a Sociedade Empresarial é passível de incluir outros sócios através de um Contrato Social e ter toda a responsabilidade limitada ao capital social da empresa, ou seja, bens pessoais dos sócios não são tomados em casos de dívidas empresariais.

4. Sociedade Simples

Sendo o tipo de empresa indicada para atividades intelectuais, como médicos, advogados,  contadores etc., pois além de ser uma empresa de prestação de serviços, é geralmente composta por dois ou mais sócios do mesmo ramo tendo como finalidade a mesma para seu negócio.

Existem ainda duas modalidades dentro da Sociedade Simples:

  • Simples Pura não conta com separação dos bens pessoais dos sócios com o patrimônio da empresa; Simples Limitada conta com essa separação e não permite que o patrimônio pessoal dos sócios seja tomado.

5. Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima, a famosa S.A, é um tipo societário diferente das outras sociedades, pois, ao invés de cotas, os sócios dividem o capital em ações, sendo chamados de acionistas. Em razão dessa característica, os acionistas tem liberdade de comprar e vender as ações, sendo algo comum em grandes corporações.

 

O post ajudou você? Então curta e compartilhe com os seus amigos!

 

Compartilhe este artigo em suas redes: