Pós-venda é a etapa da venda que vem depois da compra e tem o objetivo de reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele.
Diferentemente do que muitas marcas pensam, a jornada do consumidor continua depois de concretizar a compra. O cliente ainda vai receber e usar até descartar o produto e/ou serviço
Para manter o cliente por perto, faz-se necessário acompanhá-lo em toda a jornada de compra. Dessa forma, os ganhos vão muito além de uma simples venda.
Portanto, o pós-venda envolve todo esse processo de continuar a conquista do cliente para que o relacionamento dure mais e ele não procure a concorrência.
E como medir se o pós venda foi eficiente?
- Os clientes ficam retidos: a intenção é garantir a satisfação do cliente, fixar a marca na sua lembrança e manter o contato mesmo depois da compra, quando o cliente poderia esquecer a experiência e ir para os concorrentes.
- A reputação da marca melhora: o atendimento depois de uma compra é um dos principais motivos de reclamações na internet. Portanto, o pós-venda pode reduzir essa taxa de insatisfação, até inverter para feedbacks positivos e melhorar a reputação digital da marca.
- Os clientes viram promotores: clientes fidelizados não apenas compram e gastam mais. O conceito de fidelização evoluiu da mera recompra para abranger todo o envolvimento do cliente com a marca. E, por consequência disso, o cliente indica a marca para conhecidos.
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