Processo de vendas é o fluxo de ações colocadas em prática pela equipe de vendas para fechar negócio com clientes. Ele inicia na prospecção e culmina no pós-venda. Ele precisa de uma boa estruturação, com todas as etapas definidas, para ser eficiente e elevar o posicionamento da empresa.
O processo de vendas, em um mercado competitivo, acaba sendo o fator diferencial para qualquer empresa. Entretanto, deixar ele de lado pode um erro quase que fatal. Não basta, apenas, contratar os melhores vendedores e esperar que eles entreguem todos os resultados da sua empresa. É preciso criar um processo de vendas bem estruturado.
Conheça as 4 etapas essenciais para o processo de vendas:
Você não vai criar um bom processo de vendas se não tiver conhecimento sólido sobre o seu produto. Mas isso não se limita apenas em identificar as suas principais características e funcionalidades, mas sim ter em mente qual é o valor que entrega para o cliente. E isso que vai diferenciar para a concorrência.
Conhecido como o mapeamento de oportunidades para a aquisição de novos clientes, a prospecção trata do primeiro contato da empresa com clientes em potencial. É uma etapa que demanda cuidado, haja vista que abordagem pode desagradar o consumidor e afastá-lo da empresa. Tendo definido o público alvo, a equipe direciona esforços em prospectar apenas pessoas que se encaixem no perfil identificado, aumentando, assim, as chances de conversão.
Logo de início, entenda qual é a solução da qual o cliente precisa, e fale sobre o produto que resolve as dores que ele apresenta. Apresente os benefícios, tente sanar todas as dúvidas, sempre disponível para dirimir todos os questionamentos do cliente. A partir disso, faça uma proposta que se encaixe às condições da empresa e do prospecto.
Depois de fechar a venda, o trabalho continua. O pós-venda é fundamental para manter um relacionamento com o cliente, para que, posteriormente, ele volte a comprar de sua empresa. Mantenha sempre os seus clientes atualizados sobre novos serviços e solicite regularmente comentários sobre como você pode atendê-los melhor.
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