Phishing é uma prática empregada por criminosos na Internet para enganar os usuários, através de envio de e-mails mal-intencionados, afim de colher informações pessoais como senhas, cartão de crédito, CPF, número de contas bancárias, entre outros.
Fique esperto e siga as dicas abaixo para não ser mais uma vítima:
Atenção para mensagens de remetentes desconhecidos:
Não clique em links nem baixe arquivos de lugares que você desconhece. Digite você mesmo o endereço do site e não preencha seus dados em formulários enviados através de mensagens estranhas.
Confira o remetente da mensagem:
Quando você receber uma mensagem de e-mail pedindo a execução de alguma demanda, confronte o endereço do e-mail com o autor da mensagem. Em caso de e-mail suspeito, confira a veracidade desses pedidos através de outros canais, como telefone ou contato pessoal.
Suspeite de mensagens que pedem uma ação imediata:
Quando nervosos, erramos mais. Tenha o dobro de zelo com mensagens que anunciam presentes ou exigem retorno “pra ontem”, como o fornecimento de dados pessoais ou senhas.
Fique de olho na linguagem utilizada:
Em geral, empresas prezam pela qualidade da sua comunicação escrita. Se receber uma mensagem com muitos erros de digitação e ortografia, desconfie.
Você ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!