O sucesso em vendas na TI sempre dependerá de um processo comercial que realmente faça sentido para quem trabalha e para quem é impactado.
A estratégia de vendas precisa ser traçada no momento mais primário de um processo. Você precisa encantar o seu cliente através das ações de marketing.
Após isso, é preciso nutrir o seu cliente com bons conteúdos para que possa avançar pelo funil de venda. Agora, o seu time de pré-vendas está com ele e precisa qualificá-lo.
Leia as dicas abaixo:
1– Foco em venda consultiva
Ao fazer a demonstração de um produto, por exemplo, o vendedor precisa direcioná-lo para os problemas já conhecidos do cliente que foram mapeados na pré-venda. Através disso, você não só irá direto ao ponto, como poderá focar-se também em negócios.
É importante demonstrar a funcionalidade do produto, mas nunca esqueça de esclarecer como que o módulo X resolve o problema Y já existente na vida do cliente.
Pratique, durante a conversa, a chamada “escuta ativa” e só intervenha de maneira que agregue algo em prol do produto
2 – Use a tecnologia a seu favor
Máxima produtividade e assertividade nas ações são mais reais quando as novas ferramentas digitais são utilizadas pela empresa. Fazer uso de um CRM vai ao encontro do que você precisa para ter uma relação duradoura com os clientes.
Relatórios também ajudarão no seu gerenciamento de vendas, sabendo onde a taxa de conversão é maior e onde podem existir lacunas.
3 – Monte uma equipe qualificada
E por fim, mas não menos importante, tenha uma equipe completa e qualificada. Você precisa treinar o seu time e aprimorar o processo, pois ele nunca está pronto. Busque focar em reuniões curtas diárias, sempre buscando aparar as arestas.
Busque por valores, por pessoas preocupadas com as outras, pois elas têm muito mais chances de serem consultivas com os prospectados.
Crie um ambiente de trocas de conhecimentos. Num time de TI isso é preponderante para o bom andamento do negócio.
Portanto, aliado ao conhecimento técnico sobre o sistema vendido, busque cultivar uma mentalidade que realmente acredita no poder daquilo que vende. Esse é o caminho para conseguir ser didático com o cliente. Para passar a confiança que ele precisa aceitar a sua oferta.
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