5 dicas para a gestão da equipe de vendas - Blog da Impactamídia - Explorando o Universo de Design, Internet, Comunicação e Tecnologia

5 dicas para a gestão da equipe de vendas

5 dicas para a gestão da equipe de vendas
13 de março | Outros | Impactamídia |

1. Selecione perfis que se complementam:

Escolher apenas vendedores gabaritados pode transformar a sua força de vendas em uma mera disputa de méritos, fazendo com que o negócio vire uma verdadeira disputa de quem é melhor, fazendo com que os resultados fiquem de lado. Busque perfis que se complementam. É muito melhor para a gestão de equipe de vendas contratar vendedores medianos com senso de trabalho em equipe do que um vendedor excelente e individualista. 

2. Organize os vendedores pelo processo de vendas:

Aproveite as habilidades de cada profissional para criar um processo de vendas. Selecione e contrate vendedores para atuarem especificamente em apenas uma etapa da venda.  Tenha um bom prospector apenas para a prospecção, o melhor negociador trabalhe apenas na negociação e assim por diante.  Além de organizar a equipe de vendas isso certamente aumentará os resultados da empresa. 

3. Organizar uma equipe de vendas por segmento:

Vendedor para consumidor final, é diferente de vender para empresas. A abordagem, o acompanhamento e o relacionamento acabam sendo diferentes. Em razão disso, não use uma equipe de vendas para fazer tudo.  

4. Organize o processo de vendas:

Todos os passos durante a venda precisam de um roteiro. Seja na ligação, na visita, na negociação e no fechamento. A melhor maneira de gerenciar vendedores é garantir que todas as etapas da venda como padrão, independente do vendedor que estiver atendendo ao cliente. 

5. Deixe tudo planejado com antecedência:

Além de toda a sua rotina, também planeje os imprevistos possíveis do dia. Isso não quer dizer que a equipe de vendas precisa prever os imprevistos, mas que é necessário deixar um tempo reservado para futuros imprevistos. Quando o planejamento funciona, a gestão de equipe de vendas é muito mais fácil e a equipe terá tempo suficiente para realizar todas as suas obrigações sem deixar passar batido. 

 

Você gostou do post? Então compartilhe com os seus amigos!  

 

Compartilhe este artigo em suas redes: