O fluxograma de vendas é a representação visual de um processo de vendas, podendo ser desde a captação até a venda, ou detalhando alguma de suas partes. Ele organiza e demonstra graficamente as etapas, tarefas e as relações entre atividades.
Quais são os benefícios do fluxograma de vendas?
Um fluxograma de vendas dá mais confiabilidade e segurança para todo o processo comercial. Facilita a visualização das tarefas e na análise dos dados. Tudo isso, para garantir uma melhoria contínua.
Maior produtividade:
Um processo de vendas complexas costuma envolver diversas etapas. Muitas vezes ela começa no marketing, indo para vendas, passando pelo jurídico e financeiro. Entretanto, com tantos processos, não seria inesperado que algum deles ficasse pelo caminho. Um prazo que não é respeitado ou uma atividade que acaba sendo negligenciada. Com o fluxograma, as etapas ficam claras e os seus responsáveis também.
Maior previsibilidade de resultados:
Se cada vendedor fizer as coisas do jeito que preferir, nunca será possível reconhecer o que ele faz melhor ou pior que os outros. E, principalmente, fica difícil encontrar os problemas da operação. Com etapas iguais é possível ter dados mais precisos e, assim, conseguir encontrar padrões.
Você gostou do post? Então compartilhe com os seus amigos!