O meu site não aparece na pesquisa do google

O meu site não aparece na pesquisa do google
15 de outubro | Ads, Analytics, Google, Internet, Marketing, Negócios, SEO, Site | Impactamídia |
  1. Verificar se a página ou o site está ausente

 Parece óbvio, mas primeiro verifique se a página ou o site não está mesmo no índice do Google. Muitas pessoas supõem que o conteúdo não está no Google quando, na verdade, a página simplesmente aparece em uma posição muito baixa nos resultados da pesquisa. 

Existem sim, cenários onde o seu site pode não ter sido indexado pelo Google. Para garantir que seu site está no diretório do Google, faça o seguinte teste: digite “site: https://nomedoseusite.com.br” na busca do Google. Se o seu site estiver indexado, você verá um resultado onde o Google irá listar todas as páginas do seu canal que estão adequadamente catalogadas no buscador. 

  1. Seu site e seu domínio são novos

Isso quer dizer que se você fez o seu novo site de forma relativamente profissional, com um conteúdo bom e performance razoável, ele vai ser indexado. É só questão de esperar no máximo algumas semanas. 

Esse cenário ainda é mais comum se não só o seu site é novo, mas também o endereço dele.  

É questão de tempo. 

  1. Seu site está bloqueado 

Apesar de enfatizarmos a capacidade do Google estruturar a informação, o buscador naturalmente quer que os responsáveis pelos sites ajudem o robô a entender mais sobre o conteúdo. 

Para que isso aconteça, existem algumas práticas que os desenvolvedores podem adotar para informar ao Google quais partes do site devem aparecer ou não na busca. 

Isso é muito comum em dois contextos: conteúdo que não deve ser rastreado (não é relevante para a busca) e conteúdo que não deve ser indexado (é restrito ou confidencial).  

  1. Seu site foi punido pelo Google

O próprio Google pode ter excluído você da busca por não cumprir com as diretrizes do próprio buscador. 

Essa punição pode acontecer automaticamente, através do algoritmo do Google ou manualmente, quando algum colaborador do buscador identifica violações no seu site. 

Em todo caso, punições normalmente possuem razões plausíveis e exigem bastante esforço para serem contornadas. 

  1. Problema de segurança

  Os problemas de segurança reduzem a classificação da página, além de exibir um aviso no navegador ou nos resultados de pesquisa para os usuários. 

Esses dados são encontrados no relatório de problemas de segurança que lista indicações de que o seu site foi invadido ou da presença de comportamento no seu site que possa causar danos a um visitante.  

  1. Site não responsivo

 Tendo em vista que muitas pessoas utilizam, hoje, o celular para as redes sociais e os sites, se faz extremamente necessário a versão mobile, haja vista que o próprio Google prioriza os sites com essa possibilidade de versão. 

Entretanto, mesmo com essa realidade, ainda há uma grande quantidade de sites desestruturados para receber visitas por meio dos dispositivos móveis. Então, se você está questionando o porquê meu site não aparece no Google, busque saber se a sua página é responsiva.  

Compartilhe este artigo em suas redes: